quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A redução do álcool na gasolina prejudica o motor?

O governo acaba de anunciar que, a partir de 1º de fevereiro, a gasolina terá 20% e não mais 25% de álcool anidro, medida que vai durar três meses, podendo ser adiada ou atrasada. Isso pode afetar o funcionamento do motor?

Segundo o engenheiro mecânico da oficina Motor Max, Rubens Venosa, essa diminuição de álcool anidro na gasolina não afeta os modelos flex, já que eles se adaptam ao combustível que estiver no tanque. "O que pode acontecer é que ficarão um pouco mais econômicos e com partida mais fácil.", explica Venosa. "No caso dos carros a gasolina, mesmo os mais antigos, essa mudança terá efeitos parecidos com os modelos equipados com motor bicombustível, que aceitam álcool ou gasolina em qualquer proporção", completa.

"A diferença é que esses modelos precisam de uma proporção de álcool anidro como antidetonante,que antigamente era o nocivo chumbo tetraetila. E nos importados, que foram feitos para rodar com gasolina sem álcool haverá mais economia e melhor rendimento, precisando pisar menos no acelerador para o carro mostrar agilidade" finaliza.

Fonte Autoesporte

Um comentário: