quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Fiat Palio ELX Dualogic aposta no conforto com câmbio automatizado

A Fiat não está só interessada em fazer com que o Palio continue como seu modelo mais vendido. Mais do que isso, a marca italiana quer ocupar todos os espaços dentro do segmento de compactos e preencher uma brecha deste disputado mercado que ainda é pouco explorada. Esse é o objetivo da versão top de linha ELX Dualogic 1.8 Flex.
O Palio 1.8 com câmbio Dualogic (no destaque, a alavanca) começa em R$ 38 mil
A configuração que oferece câmbio automatizado atende um "subnicho", com marketing focado no conforto, já que o sistema dispensa pedal de embreagem. E faz a diferença dentro da versão ELX 1.8, já que 70% das unidades vendidas são equipadas com o Dualogic.
Só que, para desfrutar da caixa robotizada, é preciso pagar pela versão mais cara e com motor mais potente dentro da gama ELX do Palio.
O modelo parte dos R$ 38.030, mas com o apelo de oferecer o mínimo de conforto para o trânsito na cidade grande. Seu único concorrente direto também só oferece transmissão automatizada na versão top e com motor maior. Trata-se do também recém-lançado Gol 1.6 i-Motion, que na versão top, a Power, custa R$ 39.110.
O grande trunfo da versão é mesmo a caixa robotizada. Ela possui cinco velocidades e permite a troca de marchas de maneira automática ou manual, de forma sequencial. O câmbio da Fiat, desenvolvido pela FPT (Fiat Powertrain Technologies) em parceria com a Magneti Marelli (a mesma do i-Motion), chegou ao mercado em 2008 no Stilo e depois passou a ser aplicado no Linea. Recentemente chegou à gama Palio (incluindo Siena e Palio Adventure), além do Idea Adventure.
O câmbio Dualogic acompanha a conhecida motorização 1.8 8V (exceto a do Linea, com propulsor 1.9 16V). São 112 cv com gasolina e 114 cv com etanol, alcançados completamente aos 5.500 giros. Apesar de ser propagada como uma das mais completas da linha, na versão ELX Dualogic destacam-se como itens de série apenas computador de bordo, direção hidráulica e alerta de limite de velocidade.
A unidade testada, no entanto, apareceu com farta lista de equipamentos disponíveis como opcionais. Ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos levam o modelo a R$ 41.900.
Ele pode receber ainda airbag duplo, freios com ABS, retrovisor elétrico, rodas de liga leve, rádio/CD/MP3 com entrada para USB e spoiler traseiro esportivo. Assim, chega a R$ 48.988.
Com a frente do Siena ELX, o Palio ELX 1.8 Dualogic aparece com o visual mais recente da linha: grade frontal com moldura cromada e faróis de dupla parábola. É verdade que o design não traz linhas surpreendentes, mas a Fiat aposta é numa dose de conforto com preço competitivo.
Ainda que esse conforto seja a simples ausência de um pedal de embreagem.

Fonte: Auto Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário